top of page

TERÇAS DE CONCRETO PROTENDIDO


(Fotos: Galpão Armazenamento de Celulose - Lençóis Paulista / SP)


Onde houver tração, que se leve a protensão.” Essa citação vem do doutor em engenharia de estruturas Roberto Chust Carvalho e demonstra qual é a principal característica do concreto protendido: reduzir ao máximo os efeitos das tensões de tração sobre as estruturas.


As estruturas de concreto protendido são utilizadas em geral para grandes construções como supermercados, centros logísticos e galpões para usos diversos. Dos elementos mais comuns podemos citar as vigas, lajes alveolares e terças de concreto protendido, bem como painéis de fechamento. Frente às estruturas metálicas a estrutura de concreto têm um custo mais baixo e isso faz com que se torne mais competitiva, sem citar ainda os benefícios a longo prazo com a redução de manutenção.


A Sendi Pré-Fabricados detém conhecimento e prática tanto no projeto, na produção e montagem desses tipos de elementos. Neste artigo vamos falar sobre as terças pré-fabricadas de concreto protendido.


Mas o que são as terças protendidas?

Em síntese são elementos pré-fabricados em seção transversal do tipo “T”, protendidas. Sua finalidade consiste em dar apoio as telhas, que juntas, formarão a cobertura da edificação. Geralmente são aplicadas em coberturas de edificações industriais, apoiadas diretamente nas vigas de cobertura e fixadas em pilares de concreto armado ou mesmo insertos metálicos em pontos previamente estudados em projeto. A fixação nas vigas é realizada de maneira que, diante das intempéries, mantém-se sem deformações garantindo dessa forma a segurança esperada do conjunto.


Seu dimensionamento e cálculo é feito para que a terça possa resistir além do peso próprio, o peso das telhas que serão dispostas e outras utilidades. Lembrando apenas que os esforços calculados a que as terças deverão ser submetidas precisam ser respeitados, para que o produto atenda às condições, evitando dessa forma problemas futuros devido seu mau uso.



Podemos listar as vantagens inerentes da aplicação das terças pré-fabricadas conforme segue:

  • Redução do consumo de aço: Para sua fabricação utilizam-se armaduras ativas, que são as cordoalhas.

  • Maior durabilidade da estrutura: Elas são produzidas com concreto protendido e essa técnica, explicando em termos simples, comprime previamente a estrutura com o objetivo de minimizar ou anular a fissuração e os deslocamentos dela.

  • Flexibilidade de layout arquitetônico: Pela capacidade de vencer grandes vãos.


A preocupação da Sendi é seguir todas as normas atuais para projeto e execução de peças de concreto armado e protendido. A empresa também conta com as certificações de Excelência ABCIC e ISO 9001:2015, garantias de confiabilidade e excelência na fabricação de concreto.





Por Edvaldo Gabriel

Projetista Civil

784 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page