Paredes corta-fogo são elementos que fazem parte da proteção contra alastramento de incêndios em subestações de energia.
A função delas é impedir a propagação de incêndio de um equipamento a uma edificação ou a outro equipamento adjacente. São localizadas entre transformadores de potência e reatores, quando ambos são isolados a óleo mineral.
O Grupo Sendi trabalha com subestações de energia e com construções em pré-fabricados. Nas subestações fazemos as edificações, suportes para equipamento, caixas separadoras de água e óleo, paredes corta-fogo, canaletas e caixas de passagem (elétrica e hidráulica) em pré-fabricados.
Com o auxílio de normas técnicas, elaboramos tecnologias para a execução de paredes corta fogo que possam resistir de 60 a 240 minutos de incêndio. A espessura da parede e o tempo que ela resistirá ao fogo dependerá dos agregados que farão parte da composição do concreto.
De acordo com as solicitações dos clientes e normas vigentes, são definidas as dimensões necessárias e o tempo que ela deverá resistir ao fogo. Com os estudos a equipe técnica irá definir agregados que poderão ser argila expandida, vermiculita, ardósia expandida, metacaulim, pedras calcárias e pedras silicosas.
As paredes corta-fogo quando feitas em pré-fabricado, possuem alto controle tecnológico e são montadas com mais agilidade no local da obra.
Por Letícia Lambertini C. Pereira - Projetista Civil na Sendi
Comments