top of page

CONCRETO AUTOADENSÁVEL

O concreto é o material mais utilizado em construções no mundo. A sua principal característica é a de suportar cargas resistindo a esforços de compressão. Entretanto, essa propriedade não é suficiente em algumas aplicações específicas. No caso de estruturas com elevada taxa de armadura, formas complexas, obras com acabamento em concreto aparente e peças de concreto com formatos não convencionais, além da resistência são exigidas características como a fluidez, coesão e resistência à segregação. Com isso, foi produzido no Japão o Concreto Autoadensável, onde a sua alta resistência e trabalhabilidade no estado fresco deram a possibilidade de atender densas malhas e de preencher qualquer espaço vazio.


O concreto Autoadensável eliminou o processo de adensamento em obras com elevadas taxas de armaduras, diminuindo ruídos provenientes da vibração, aumentando a taxa de produtividade e garantindo o excelente acabamento superficial das peças. Devido a isso, a indústria de pré-fabricados é uma das principais usuárias desse tipo de concreto. Na Sendi Pré-Fabricados é utilizado na fabricação de diversas peças, como pilares, vigas, escadas e terças.


A fabricação do concreto Autoadensável trata de deixá-lo mais fluído, trabalhando com um traço onde a quantidade de agregado graúdo é menor e utilizando superplastificantes na composição.


A ABNT NBR 15823-1:2017 é a norma que estabelece requisitos para classificação, controle, recebimento, estabelece limites e prescreve os ensaios para verificação das propriedades do concreto Autoadensável.




Por Letícia Lambertini C. Pereira Projetista Civil na Sendi

153 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page