LAJES PRÉ-FABRICADAS



Diferentemente das lajes maciças, as lajes pré-fabricadas já vêm prontas para a instalação.


Devido a capacidade de vencer grandes vãos, se torna muito indicada para obras de shopping centers, escolas, estacionamentos, mercados, pois são empreendimentos que exigem grandes espaços livres para sua utilização. Lembrando que se observa uma tendência na escolha de estrutura pré-fabricada por muitos arquitetos também para projetos residenciais.


Na fase de projeto há um estudo criterioso com o objetivo de compatibilizar as lajes com todas as outras disciplinas, como por exemplo arquitetura, hidráulica, elétrica, lógica, entre outras. Desta forma é possível visualizar as interferências e prever furações ou mesmo shafts para passagem de tubulações. Ainda nesta etapa são previstas todas as cargas que a laje vai receber quando da sua utilização.


As lajes são compostas de painéis protendidos que possuem alvéolos em todo o seu comprimento. A fabricação desta consiste de concreto protendido, armadas com aço no formato de cordoalhas numa pista de concretagem. Dada a cura do concreto, podem ser cortadas no tamanho que se deseja (previsto em projeto) e após os 28 dias o concreto atinge a resistência à compressão (fck) de ≥45Mpa.


Após a montagem no local é realizado o rejunte e em seguida o capeamento, que consiste em lançar uma capa de concreto armado sobre toda a área de lajes, solidarizando desta forma a estrutura. Caso sejam lajes para cobertura nem se faz necessário capeamento e a laje já está pronta para uso 48 horas após o preenchimento das juntas com graute.


Podemos listar alguns fatores decisivos para escolha de lajes alveolares pré-fabricadas:


1. Cronograma: A velocidade na fabricação e montagem garante o cumprimento de prazos, detalhe importante quando se tem pressa na entrega da obra e o empreendimento possa ter o retorno do investimento o quanto antes possível.


2. Sustentabilidade: Por ser alveolar exige-se menos volume de concreto quando comparada com lajes maciças de mesma espessura. O controle rigoroso dos processos de fabricação gera menos resíduos e como não é necessário cimbramentos ou escoras proporciona um canteiro de obras mais limpo.


3. Padronização: Um processo industrial apresenta um controle maior na produção das peças, esse controle é essencial para garantir que as variadas formas geométricas saiam conforme projeto e a montagem ocorra devidamente.


Na Sendi a preocupação com a qualidade é uma característica permanente em todos os processos. A empresa conta com as certificações de Excelência ABCIC e ISSO 9001:2015, garantias de confiabilidade e excelência na fabricação de concreto.


Confira a construção do Supermercado Serve Todos


Confira também a construção da Unidade Hospitalar One Care


Solicite um orçamento


Por Edvaldo Gabriel

Projetista Civil

103 visualizações

Posts recentes

Ver tudo