top of page

SUBESTAÇÃO DE ALTA TENSÃO EM FORMATO GIS

Foi finalizada neste mês a montagem da subestação de alta tensão em formato GIS ±34,5kVca / 440kVca localizada em Lençóis Paulista.



O que é uma Subestação GIS?

É um conjunto de equipamentos de manobra isolados a gás (GIS) de alta tensão, como disjuntores e seccionadoras, TC’s, encapsulados em invólucros metálicos no qual podem ser operados de forma segura em espaços restritos, são utilizados quando se tem um espaço reduzido e podem ser tanto ao tempo quanto abrigada. Basicamente, é uma subestação de energia compacta e que possui em seu princípio de isolação o gás SF6.


A Sendi foi responsável pelos serviços e fornecimentos de materiais e equipamentos para execução dos seus trabalhos de obra civil, montagem eletromecânica e apoio ao comissionamento, assim como as adequações nas subestações de ponta de Bauru | Sorocaba e Botucatu no estado de São Paulo.


A edificação onde a subestação GIS é abrigada possui 538,12 m², além dessa edificação ainda temos duas casas de comando tendo 432,00 m², suportes de equipamentos de pátio e 120 metros de canaletas de interligações, todos produzidos em pré-fabricados pela SENDI.

Para conversão da tensão de 34.500 volts para 440.000 volts foram instalados 3 transformadores trifásicos de 140 MVA.



Por Frederico Almeida

Engenheiro civil

1.075 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page