Qualquer evento como o atual gera visões holísticas, na visão do marketing com certeza gerou muita dor, mas também grandes avanços nas áreas que envolvem a comunicação. A pandemia acelerou algo que já estávamos trabalhando, uma comunicação mais digital focada em conteúdo. Essa transformação deve-se pela mudança de comportamento de consumo impulsionado pela Covid-19. Negócios passaram a ser exclusivamente digitais, sites viraram grandes prateleiras, características que meses antes da pandemia víamos com bem menos intensidade. Sem dúvidas este comportamento de consumo irá se estender para o mundo pós pandemia. Marcas globais como: Google, Facebook, reforçam tendências e hábitos de consumo, tornando essas variantes mais fortes na sociedade. Além da digitalização dos negócios, outro ponto que foi muito afetado pela pandemia na comunicação foi a criatividade. Viver todos os dias em estado de alerta gera um cansaço mental excessivo, todos os profissionais da área passaram por esse estágio no decorrer deste último ano. Aprendemos a conviver com a tensão e se manter criativos. É uma questão de prática, onde todos os dias exercitamos essa variável. Vivemos em uma sociedade onde o like tem um grande poder, é um feedback instantâneo, quando falhamos todos estão vendo o nosso resultado, isso consecutivamente é transferido para a imagem da empresa, é um desafio divertido, mas que gera receio na hora de qualquer publicação de trabalho. Estamos evoluindo nestas questões que são novas e encaramos como aprendizado. Assim como todas as empresas estão se adaptando para conseguir manter o operacional mais eficiente mesmo com todas as dificuldades existentes.
Transferindo todo esse contexto para a SENDI, falando um pouco de como foi o início da pandemia aqui na empresa. No começo passamos por uma crise de tensão, não sabíamos o que iríamos enfrentar. Desde o início a empresa se preocupou com a flexibilização de trabalho, permitindo o trabalho remoto para todo setor administrativo, após a flexibilização tomou todos os cuidados com colaboradores, não tivemos redução da carga de trabalho/salarial, testagens de covid foram realizadas pela empresa.
A SENDI é uma empresa que dá voz para sugerirmos melhorias, pontos de ajustes. Isso no momento de pandemia foi fundamental, pois muitas ações não foram planejadas devido a ocasião. A empresa valoriza e investe em marketing. Temos muitas ações já desenhadas para 2021, ações totalmente sincronizadas com atual momento e tendência de mercado.
Iniciamos janeiro de 2021 com um site totalmente novo e restruturado, as mudanças não aconteceram somente no aspecto digital, ou conceitual das campanhas, também foram físicas, hoje o marketing encontra-se com uma estrutura física totalmente apartada, com novos equipamentos de áudio e vídeo o que garante muita novidade para 2021!
Falando um pouco sobre o meu sentimento de trabalhar na Sendi. Realmente é uma realização profissional trabalhar em uma empresa deste porte, mesmo em um momento tão delicado mundialmente. É claro, que a nossa vida não é como uma novela e a ideia aqui não é passar um conceito de perfeição, mas que sem dúvida a SENDI é uma empresa que eu tenho um sentimento muito especial e um papel muito importante na minha carreira profissional, tenho uma ligação muito forte com a empresa.
O marketing hoje tem um papel estratégico dentro da Sendi, neste momento de pandemia mesmo com a vacina já em distribuição, enxergamos uma “normalização do mercado” somente em 2022. As ações de marketing mesmo que mais tímidas, com menos apelo aos produtos e serviços, tem um papel fundamental no futuro de tornar o público da empresa como agente principal de transformação, trabalho que exige muita dedicação, tempo, estratégia, sinergia de todos os envolvidos.
Por Daniel Nardo - Analista de Marketing.
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