top of page

COMO VENCER GRANDES VÃOS?


Quando um novo empreendimento começa a ser viabilizado, entre os fatores a serem considerados, o vão livre é um dos mais importantes. A concepção arquitetônica alinhada com as opções estruturais possíveis, irá viabilizar espaços de circulação, movimentação de maquinários, segurança contra colisões e beleza pela amplitude gerada. Os grandes vãos são necessários ao funcionamento de uma edificação, não sendo apenas um fator estético.


A maior parte das obras onde os vãos livres fazem total diferença, podemos citar: supermercados, shoppings centers, galpões industriais, pontes, viadutos, passarelas e estacionamentos, são praticáveis na modalidade pré-fabricada.


Com a utilização de pórticos em concreto protendido, lajes e vigas podem atender grandes vãos entre pilares. A protensão permite que as peças sejam mais resistentes e consequentemente suportem mais sobrecargas. As lajes variam de 16 a 30 cm de altura e dependendo das condições de engastamento e sobrecargas, podem contemplar vãos de até 13 metros. Como exemplo, a Sendi Pré-fabricados já fabricou vigas de 30 metros de comprimento, para uma passarela localizada na Rodovia Cesário José de Castilho, em Bauru-SP e em um galpão de armazenamento localizado em Lençóis Paulista-SP.


Confira os exemplos:




Por Letícia Lambertini C. Pereira

Projetista Civil na Sendi



240 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page