top of page

ENERGIZAÇÃO DE GOVERNADOR VALADARES E MUTUM


Foto: Vista noturna da subestação de Governador Valadares.


No mês de março foram energizadas as ligações entre as subestações de Mutum (500 kVca) e Governador Valadares 06 (230 kVca / 500 kVca). Essas subestações fazem parte de um conjunto de subestações iniciando na SE Poções 3 na Bahia e chegando na SE Rio Novo do Sul no Espírito Santo, passando pelas SE’s Padre Paraiso 2, GOV6 e Mutum, em Minas Gerais, totalizando 806 km de linhas de transmissão de 500 kV. Esses empreendimentos terão a função principal de escoar a energia provenientes dos parques eólicos do sul da Bahia.


A Sendi foi responsável pelos serviços e fornecimentos de materiais elétricos e eletromecânicos e dos equipamentos de serviços auxiliares, e a execução de trabalhos referentes a obra civil, montagem eletromecânica e apoio ao comissionamento nas SE’s GOV6 e Mutum, assim como as adequações nas subestações de ponta de GOV2 | Mesquita e Conselheiro Pena no estado de Minas Gerais.


O pico de efetivo nas obras foi entre março / setembro de 2020 sendo 150 colaboradores e 25 equipamentos diretos em cada obra.


Um dos maiores desafios dessas obras foram as fortes chuvas não previstas, em especial Governador Valadares onde tiveram enchentes e alagamentos de bairros no período de Janeiro a Março de 2020, tendo que obter um esforço maior na recuperação do prazo para atendimento ao cronograma do empreendimento.


Posso dizer que obtive um aprendizado muito grande na obra de Governador Valadares onde iniciei e conclui o empreendimento. A diversidade da obra assim como a complexidade entre atividades com curto prazo foi um desafio enorme.


Os sucessos dos empreendimentos só foram possíveis tendo o trabalho conjunto envolvendo desde da diretoria da empresa ao ajudante de obras, sempre na mesma sinergia para a entrega ao cliente do produto final com qualidade, segurança, respeito ao meio ambiente e busca na melhoria e evolução continua dos processos.


Fotos da Subestação de Energia de GOV6.


Fotos da Subestação de Energia de Mutum.



Por Frederico Almeida

Engenheiro Civil na Sendi

429 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page