topo_economia.png

NEM SEMPRE LÂMPADA ACESA
É SINAL DE BOA IDEIA. RACIONALIZE! 

O consumo consciente de energia elétrica é essencial para um desenvolvimento sustentável. É preciso, sempre que possível, reduzir o consumo de energia elétrica. Esse é apenas um dos diversos fatores ambientais e sociais pelos quais devemos adotar o consumo consciente de energia elétrica e acabar com o desperdício.

Selecionamos 10 dicas essenciais para você manter em seu dia: 

1. Apagar as luzes ao sair do ambiente. Parece uma orientação simples, mas muitas pessoas não fazem isso. Lembre-se do impacto que deixar luzes acesas sem necessidade pode causar.

 

2. Desligue aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso. Se lâmpadas fazem diferença, imagine outros dispositivos mais complexos! Não está usando? Desligue!

3. Priorize a iluminação natural. Abra as janelas, não fique com lâmpadas ligadas.

Aproveitar a luz solar é além de sustentável, é saudável.

4. Ao comprar aparelhos eletrônicos, escolha os que possuem selos de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

5. Antes de lavar roupa em máquina, acumule! Lavagens curtas com poucas roupas várias vezes durante a semana gasta muita água e energia! Junte o máximo de roupa pra poder efetuar a lavagem de uma vez só.

6. Evite consumo demasiado de energia nos horários de pico. Você sabia que entre 18h e 21h é o tempo em que mais se consome energia? Fique de fora desta estatística.

7. Se tiver filhos, oriente-os desde cedo sobre o modo mais consciente e responsável de consumo.

8. Gaste menos tempo no chuveiro. Essa atitude irá diminuir o consumo de energia e água.

9. Evite ter cortinas. Opte por persianas, elas são mais leves e absorvem menos calor, promovendo assim um ambiente mais fresco e evitando a necessidade de ter mais aparelhos de ar.

10. Qual foi a última vez que você se atentou às novas tecnologias para um mundo sustentável? Pense mais sobre o seu estilo de vida e as consequências tanto no planeta, quanto na sua cidade, no seu bairro e na sua casa!

Dica extra: Como economizar energia durante o Home Office? 

• Lembre-se de não deixar o computador funcionando o dia inteiro. Ligue somente no horário de expediente ou quando precisar.

• Use a tela com configurações de energia e suspensão. Desta forma, o seu dispositivo vai desligar automaticamente quando não estiver em funcionamento.

• Deixe sua mesa próximo de uma janela e aproveite a luz do dia para fazer as tarefas.

• Evite deixar seu celular conectado carregando horas e horas enquanto estiver trabalhando. Além de prejudicar a durabilidade da bateria, o consumo de energia elétrica se torna maior do que o necessário. Durante a noite também, se possível, tente não dormir com ele conectado na tomada. 

• Usa extensão com difusor? Lembre-se de desconectá-lo antes de dormir. Além de garantir mais segurança, você ainda economiza e pratica o consumo sustentável de energia elétrica!
 

DESPERDIÇAR ENERGIA,
APAGUE ESSA IDEIA!

vitor-hugo.png

Por Vitor Hugo

Engenheiro Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Se você tem dúvidas ou sugestões escreva para Sendi!

Upload de arquivo

Obrigado pelo envio!