topo_inicio_4-min%20(1)_edited.jpg

CONSUMO CONSCIENTE

Primeiramente para que possamos entender sobre consumo consciente, precisamos saber que o consumo de qualquer produto ou serviço possui consequências positivas e negativas. Ao consumir qualquer coisa afetamos quem está consumindo,

a economia, o meio ambiente e toda sociedade de modo geral. Para que possamos atingir níveis satisfatórios do consumo consciente precisamos mudar hábitos e sempre estar atento para real necessidade daquilo que consumimos e o impacto que este consumo pode causar.

Um dos hábitos que podemos citar é uma menor geração de resíduos ou um reaproveitamento e/ou reciclagem desses resíduos gerados durante o processo de fabricação e também utilização dos produtos e serviços. Qual a vida útil daquele produto, desde a origem de sua matéria-prima até o descarte final dos resíduos gerados. Com um olhar mais clínico e detalhado de toda a cadeia de processos envolvidos, temos a possibilidade de saber onde e como cobrar atuações mais rígidas do poder público e privado. Como consumidores somos a ponta deste ciclo e tendo um maior cuidado em como é feito este consumo, podemos minimizar os impactos negativos de um consumo desenfreado e imediatista pregado no mundo capitalista de hoje.

Consumo esse que em sua maioria prioriza apenas o lucro sem pensar muito nas consequências ambientais sobre isso.

DECISÃO DE COMPRA

Essa pressão pelo consumo consciente ou consumo sustentável tem surtido efeito junto ao empresariado. Uma vez que a busca por processos e produtos de origem mais sustentáveis são cada vez mais buscados pelo consumidor final. As empresas estão buscando meios de se adaptar ou alterar suas cadeias produtivas. Essa busca se vê cada vez mais evidente em todos os setores da indústria e comércio, onde a busca por certificações de sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente estão deixando de se tornar um diferencial, passando a ser uma obrigatoriedade para alguns setores. Os consumidores devem definir as características que precisam nos produtos, pensar como será a compra e sempre observar a responsabilidade ambiental de todos os envolvidos, além de otimizar sempre o uso desses produtos e recursos disponíveis. Ao decidir pela compra o consumidor deve levar tudo isso em questão e após essas análises decidir pela compra da melhor opção.

 FORTALECER

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

A Sendi prega em seus valores e missão o respeito ao meio ambiente, sempre se preocupou com o consumo de recursos em suas atividades. Tanto nas obras como também em sua sede na fábrica de pré-fabricados (produto que oferece zero desperdício na construção) e de tubos helicoidais, realiza o reaproveitamento de materiais e resíduos oriundos de outros processos. Temos o reuso de água do lavatório de betoneiras, onde o efluente passa por sistema de decantação e retorna essa água para o sistema de sua Central de Concreto. Nas obras essa água do lavatório de betoneiras, após passar pelo sistema de decantação, é utilizada para umectação das vias internas e externas do canteiro de obras. Realizamos o reaproveitamento de madeiras das embalagens de equipamentos e materiais dos serviços de montagem eletromecânica, que se transformam em passarelas, proteção de segurança, formas para concretagem, bancos e mesas. Quanto aos resíduos primeiramente tentamos a não geração, e quando gerado optamos pelo reaproveitamento ou reciclagem desses resíduos sempre que possível. Também são realizadas campanhas mensais com diversos temas de meio ambiente, buscando conscientizar o colaborador quanto ao consumo de recursos e insumos no seu dia-a-dia de trabalho e em sua vida particular.

REAPROVEITAMENTO

NA SENDI

O modelo de consumo hoje não se sustentará a longo prazo. Já podemos observar as consequências das mudanças climáticas no mundo, a mudança nos regimes das águas e a quantidade enorme de geração de resíduos sem a correta destinação por parte de diversos países bastante populosos. Para que possamos fazer um diferencial temos que agir além do plano sustentável individual e tentar mobilizar ao máximo a sociedade e os governos a priorizarem um consumo mais sustentável em toda a cadeia produtiva. Somente assim conseguiremos atingir um mínimo de sustentabilidade e garantir que as gerações futuras possuam uma vida minimamente digna a todos. Precisamos agir em conjunto, exigir leis mais voltadas para garantia desta sustentabilidade e consumo consciente. A mudança começa por nós, mas devemos cobrar do poder público e empresas como um todo uma força maior em relação à preservação e conservação do que ainda possuímos e não apenas o lucro desenfreado e a todo custo.

NOSSA MISSÃO É AMENIZAR

OS IMPACTOS AMBIENTAIS

vitor-hugo.png

Por Vitor Hugo

Engenheiro Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Se você tem dúvidas ou sugestões escreva para Sendi!

Upload de arquivo

Obrigado pelo envio!